Pr. Eliel Amaral Soares

MeuPastor.com

04 Jun, 2015

A confirmação não demorou vir. Com 15 anos seguindo as pisadas de seu pai Eliel iniciava sua trajetória nas veredas do Senhor.

Em 1966, acompanhando sua mãe e seus irmãos Eliude e Elienildo, embarcaram, na cidade de Cachoeira no trem que os conduziria à São Paulo. Porém, quando atingia a Divisa da Bahia com Minas Gerais, em uma Cordilheira próxima a Região chamada de Salto da Onça, descarrilou, tombando. Deus, porém, guardava aquela família. Eliel e Elienildo pularam pelo vagão dos fundos, no momento da catástrofe, sendo milagrosamente salvos. Sua mãe e Eliude permaneceram no trem, mas nada sofreram. Após, todos Glorificaram a Deus, pois que Ele lhes dera o Livramento. Guardou-os e segurou com suas portentosas mãos o trem impedindo-o de rolar pelo despenhadeiro abaixo. Depois de quinze dias de viagem, chegaram a São Paulo, hospedando-se na casa de seus tios Daniel e Miúda em Osasco, os quais serviam a Deus na Cong. De V. São José no setor Lapa/Osasco pastoreado, na época pelo Pr. Camargo. Eliel acompanhava seu tio Daniel, que era Diácono do setor, em todos os cultos, pois que, cada dia, aumentava sua fidelidade a Deus.

Certo dia, Deus deu a família outro livramento. Havia prenúncios de um grande temporal. Os céus estavam cobertos de nuvens escuras, os trovões ensurdecedores se ouviram, os relâmpagos eram intensos. De repente, um raio atinge a casa de seu tio como se fosse uma bomba de grande porte. A descarga elétrica foi terrível. Nunca tinham visto aquilo. Porém Jesus os guardou e os livrou. Nada lhes aconteceu. Refeitos do grande susto Glorificaram a Deus pelo livramento recebido.

Dias depois, auxiliado por seu primo Tabajara, dirigente do Coral da Congregação de Vila São José em Osasco, Eliel tirou sua Carteira Profissional, e depois, foi apresentado na empresa R. S. Hall Ltda., na Barra Funda, também por seu primo, sendo admitido como aprendiz de torneiro mecânico.

Porém, pouco tempo depois, sua mãe resolve voltar à Bahia, levando-o consigo. Chegando no Estado Baiano, continuou fiel ao Senhor, servindo-o na plenitude de suas forças.

No dia 11 de setembro de 1966, numa manhã de consagração com os infanto – juvenis da igreja, á Rua Martins Gomes, 26 foi batizado com o Espírito Santo. Dias depois, em 25 de setembro de 1966 no Templo sede da Assembléia de Deus em Cachoeira foi batizado nas Águas.

A mão do Senhor era com ele, confirmando seus passos. Pode-se repetir aqui o que Deus disse a Ananias acerca do Apostolo Paulo em Atos Cap.9 – versículo 15: “Vai porque este é para mim um vaso escolhido”.


Seus Trabalhos

Início da Carreira Pastoral ainda na Adolescência e Juventude.

Com aproximadamente 15 anos foi separado para cooperador da Igreja A. D. em Cachoeira, passando trabalhar intensamente junto a Rainal Pereira Costa nas áreas de Evangelismo e Abertura de Novos trabalhos.
Alem disto estudou musica com o Prof. Antonio dos Reis Rodrigues, conhecido como ‘Antonio Rainha’na escola Filarmônica Lira Cecíliana, aprendendo tocar Requinta, Sax Soprano, e clarinete.

Seu pai após o frutuoso e dinâmico trabalho no campo de Cachoeira onde construiu o belíssimo templo e o inaugurou com muito esforço e campanhas, foi transferido para o campo de Uruçuca, região sul cacaueira da Bahia.
Trabalhando com seu pai, agora na cidade Uruçuca, Eliel foi deslocado para a Cidade de Ubatã para formar um coral na congregação daquela Cidade, passando cooperar, também, com o então Pb. Pedro Francisco na direção daquele trabalhado, face às dificuldades de horário enfrentado pelo dirigente.

Em 1967, pela 1a. vez, participou da Convenção Estadual das Assembléias de Deus na Bahia quando se realizava a Cruzada “Cristo é a Resposta”e a Conferencia “Vida Profunda” do Missionário Morris Cerullo.
Foi indicado para o trabalho de Itajuípe, assumindo-o em 24 de janeiro de 1969. O trabalho cresceu e nove meses depois, recebeu a doação de um terreno do novo convertido irmão Salustíano – fazendeiro da região – lançou, em companhia de seu pai a Pedra Fundamental do Novo Templo.

Na direção deste trabalho o jovem obreiro promoveu diversos eventos entre os quais, grande desfile evangélico na cidade, de repercussão, para honra e gloria do nome do Senhor. Para sua surpresa, certo dia, promovia-se na Câmara Municipal de Itajuípe, significativa solenidade quando foi convidado para compor a mesa, ao lado do Pároco local, e do Pr. da Igreja Batista. Diante do ‘Curriculum’ daquelas duas autoridades eclesiásticas, foi impulsionado a reiniciar seus estudos contando, para isto, com o apoio material do amigo e prof. Lourival Alves.


Sua Primeira Ordenação – Presbitério

No final do ano de 1970, no dia 06 de Dezembro, com 18 anos de idade, foi separado ao Presbitério. No dia subseqüente, convidado a participar de uma reunião com o Pr. Rodrigo Silva Santana, foi designado para pastorear a Igreja de Remanso, próxima a Pernambuco e Piauí.


---Ministério---


Iniciou seu Ministério em  Mar/1967 
- Cooperador de Março de 1967 a 05/12/1970 - 3 anos e 7 meses.
- Presbitero de 06/12/1970 a 30/01/1976 - 5 anos e 2 meses.
- Pastor de 01/02/1976 a 13/03/2008. 32 anos.
Pastoreou as Igrejas em (Incluido congregações)
Função Pastor Adjunto diversas Igrejas, entre elas:
- Coqueiros e Nagé (Cachoeira - Rua Martins Gomes, 26 de 1967 a 1969)
- Ubatã e Itajuipe (Uruçuca - Praça Miguel Baracho de 1970 a 1971)
- Remanso 1971 a 1972 Rua Cel. Medrado Castelo Branco, s/n
- Feira de Santana de 1988 a 1990
Av Vasco, 114 - Pilão
- Itabuna de 1991 e 1992
Rua João Teles, 111
- Santo André de 1972 a 1981 Av Antonio Cardoso, 979
Funções: Secretário, Pastor Vice Presidente, Pastor Dirigente de Congregações:
- Vila Alpina
- Vila Humaitá
- Vila Guarará
- Vila Camilopolis

Foi Fundador e Pastor Presidente da Igreja Evangelica Assembleia de Deus em Utinga de 1981 a 1988 Rua Laureano, 955 - Camilopolis Santo André - SP 

São Paulo - Desde 1992 (há mais de 16 anos) Ministério do Belém Rua Conselheiro Cotegipe, 273 São Paulo - Brazil. Onde exerceu varias funções: Secretario Adjunto da CONFRADESP, Diretor Executivo do Asilar, Pastor Setorial de São Caetano do Sul, Vila Espanhola e Ermelino Matarazzo.
Desde Maio de 2004 passou a residir por designação do Ministério do Belem nosEstados Unidos assumindo a Presidencia daAssembleia de Deus Ministério do Belem em Los Angeles (Garden Grove,CA) 9851 Bixby Ave ZIP CODE 92841 Phone 1-888-adbelem

MORE TO READ